.

Publicado el December 12th, 2008, 19:39

 

MALES QUE AS OVELHAS GORDAS CAUSAM AO REBANHO

Ezequiel 34.16-20


 A figura do pastor de ovelhas é utilizada nas Escrituras para descrever tanto o trabalho dos líderes de Israel como o próprio Deus.  Um dos textos mais conhecidos do Antigo Testamento, Salmo 23, é um bom exemplo de como o trabalho do pastor de ovelhas bem ilustra nossa relação com Deus. No Novo Testamento, temos em João 10 outro exemplo, quando o Senhor Jesus se apresenta como o bom pastor.

Já o profeta Ezequiel faz uma descrição dos tipos de ovelhas que se podia encontrar num rebanho de Israel, comparando-os aos próprios israelitas.  Para nós, estas metáforas nos ajudam a entender os tipos de crentes que temos em nossas Igrejas.

Assim, temos as ovelhas fracas, que precisam de cuidados especiais para se fortalecer. As ovelhas doentes, que precisam ter suas feridas medicadas e enfaixadas. Há também ovelhas desviadas e perdidas, que precisam ser buscadas, encontradas e trazidas de volta (Ez 34.4). Como tem sido o trato de sua Igreja para com estas ovelhas? Ezequiel 34 é uma tremenda exortação aos pastores e às Igrejas. Serve para nos despertar para o pastoreio eficiente do rebanho.

Há, porém, um grave problema dentro do rebanho do Senhor: as ovelhas gordas!  Quem são elas? São ovelhas rebeldes e fortes – às quais o próprio Senhor promete: Eu as destruirei. (v. 16). E por que o Senhor se mostra tão indignado com as tais ovelhas gordas?  Seus pecados são descritos na sequência do texto bíblico:

a)       Comem e bebem em demasia.
b)      
Não se importam com as outras ovelhas do rebanho.
c)      
Pisoteiam a comida que não deram conta de comer.
d)      
Pisoteiam e sujam a água que as outras ovelhas têm para beber.
e)      
Batem nas ovelhas fracas. 

Ou seja, uma ovelha gorda não deseja o crescimento de sua Igreja. Ao contrário, opera no sentido de prejudicar o desenvolvimento dos fracos, dos novos e a conquista. Elas servem aos seus próprios interesses. São adoradoras de si mesmas.

Certifique-se de que não haja em sua vida nenhuma das características destas ovelhas repudiadas pelo Pastor de Israel. Não seja você um empecilho ao crescimento de seu rebanho.

 
 

Pr. Paulo Petrizi