.

Publicado el November 19th, 2008, 19:25

Comunidades evangélicas têm reconhecimento na Câmara Municipal de CuritibaA evolução do trabalho evangélico conquistado em obras sociais e através de instituições educacionais como o Colégio Martinus (fundado em 1866), a Casa do Estudante Luterano Universitário, a Faculdade de Teologia Evangélica, o Lar Ebenezer e ainda as creches Bom Samaritano I e II obteve reconhecimento também na Câmara de Curitiba.

Na tarde desta terça-feira (21), foi aprovado em segundo turno projeto de lei do vereador Jorge Bernardi (PDT), que vai permitir a instituição do Dia do Luterano, para ser comemorado anualmente, em 31 de outubro, concedendo ao esforço missionário das comunidades luteranas valorização pública e merecida.

Para Bernardi, será também “uma excelente oportunidade de reflexão missionária extensiva a toda a sociedade curitibana.” Um dos segmentos luteranos, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana, é a mantenedora do Hospital Evangélico.

Presbiterianismo

Também foi confirmada, em segundo turno, aprovação para outro projeto do parlamentar, instituindo a Semana do Presbiterianismo, a partir de 12 de agosto. Movimento cristão originado com a Reforma Protestante de Martinho Lutero, desde esta data, em 1859, “vem abençoando a sociedade brasileira com escolas, universidades e formação de cidadãos transformados pela graça de Deus”, conforme Bernardi.

Elogios

As duas propostas receberam cumprimentos dos demais vereadores, que comentaram a história do trabalho realizado no Brasil e em Curitiba. Uma das figuras lembradas pelo vereador Paulo Salamuni (PV), o pastor Elias Abraão, que foi secretário estadual de Educação, “serve como referencial das conquistas evangélicas através da fé cristã.”

O vereador e pastor Valdemir Soares (PRB) viu com bons olhos os projetos e observou o “quanto estas comunidades evangélicas, tanto quanto outras, têm se ocupado na recuperação de famílias em desequilíbrio. “Atuam, inclusive, em situações nas quais nem os poderes públicos podem agir, levando a palavra de Deus como um sustentáculo espiritual”, acrescentou.

Angelo Batista (PP) e Pedro Paulo (PT) também fizeram questão de demonstrar o agradecimento público, referindo-se às datas como “momentos para reflexão da fraternidade e do espírito cristão, tão necessários na sociedade de hoje.”

Pastores de diversas igrejas presbiterianas e luteranas acompanharam as votações: Oslei do Nascimento e Elizeu Eduardo, de entidades presbiterianas; pela Igreja Menonita, pastor Alfredo Pauls, e pelas igrejas luteranas, pastores Jorge Decher, Sinodal, Heihz Ehlert, Curt Albrecht, Júlio Ribak e José Eduardo.

Fonte: Bem Paraná/http://noticias.gospelmais.com.br/comunidades-evangelicas-tem-reconhecimento-na-camara-municipal-de-curitiba.html

Por InfoBatista, en: General