.

Publicado el November 19th, 2008, 19:27

Sobram córneas no Hospital Oftalmológico de Sorocaba

No dia 27 de junho de 2002, o Jornal Bom Dia São Paulo apresentou reportagem sobre o Hospital Oftalmológico de Sorocaba onde se realizam transplantes de córneas.

Médico de pequena empresa paulista ouviu a reportagem e divulgou mensagem, na rede interna da empresa, afirmando que, em razão da baixa demanda, córneas estariam sendo desprezadas após o seu período limite de uso.

A mensagem deixou o ambiente da empresa e rapidamente se espalhou pela Internet a fora gerando indignação devido ao suposto desperdício de córneas.

Frase contida na mensagem enviada pelo médico provocou toda a confusão:

Muitas córneas são desprezadas ( jogadas fora) após o seu período limite de uso.

O que o médico quis dizer segundo ele próprio:


Acontece que no intuito de informar a pessoas leigas em medicina, usei um termo que agora me apresenta inadequado, que foi referindo que córneas estavam sendo desprezadas, no sentido de informar a essas pessoas que existe um tempo adequado para serem realizadas as cirurgias para que o transplante obtivesse o sucesso esperado.

O esclarecimento do médico não tornou as coisas mais claras, mas tudo foi explicado pelo Hospital Oftalmológico de Sorocaba e o jornal O Estado de São Paulo matou a charada:


O Hospital Oftalmológico de Sorocaba, ..., arrecada 300 córneas por mês, tem capacidade e estrutura para realizar esse número de transplantes, mas faz apenas 120, por falta de pacientes. Embora o Estado tenha 5 mil pessoas aguardando córneas, no hospital de Sorocaba não há fila de espera. As 180 córneas que sobram todo mês, porém, não são perdidas: são repassadas à Central de Transplantes do Estado e redistribuídas a hospitais de todo o País.

Segundo Edil Vidal de Souza, do Hospital Oftalmológico de Sorocaba, "nunca nenhuma córnea foi jogada fora aqui no hospital, coisa que é proibida. As operações são controladas pela Secretaria de Transplantes".

E tudo ficou esclarecido.

Essa história muito se assemelha à velha brincadeira do "telefone sem fio": o que chega ao final do circuito é bem diferente da história inicial. Na brincadeira, é bem divertido, mas na vida real pode trazer complicações para muita gente.

Os leitores comentam.

Mensagem original.


Assunto: Utilidade Pública - Muito importante

Caros Colegas,

Hoje cedo, no Jornal SPTV da Rede Globo, passou uma reportagem sobre o Hospital de Olhos de Sorocaba/SP, que é conveniado do SUS. Esse hospital tem capacidade de realizar 300 transplantes de córnea por mês, com possibilidade de realização imediata, por possuir estoques disponíveis de córnea no próprio hospital.

Durante a entrevista, o diretor clínico do hospital informou que estão fazendo apenas 120 transplantes por mês por falta de pacientes. Muitas córneas são desprezadas ( jogadas fora) após o seu período limite de uso.

Peço a todos que, se por ventura tiverem conhecimento de alguém que esteja na fila de transplantes aguardando um doador, informe-o para entrar em contato com o hospital no telefone abaixo:

Hospital de Olhos de Sorocaba/SP
Tel.: (15) 212-9000

Atenciosamente
Dr. Eduardo Bezerra
Médico do Trabalho
Usina Alto Alegre - UFA

Atenciosamente
Dr. Eduardo Bezerra
Médico do Trabalho
Usina Alto Alegre - UFA

Versão de maio de 2007.

APENAS REPASSANDO.......  

 Hospital Maçônico - leiam e repassem...    

O JORNAL SPTV DA REDE GLOBO MOSTROU UMA REPORTAGEM SOBRE O HOSPITAL DOS  OLHOS DE SOROCABA.

ESSE HOSPITAL É DA MAÇONARIA, SEM FINS LUCRATIVOS.  ESSE HOSPITAL É CONVENIADO COM O SUS, E TEM CAPACIDADE PARA REALIZAR  CERCA DE TREZENTOS TRANSPLANTES DE CÓRNEAS POR MÊS,  POIS HÁ UM ESTOQUE DE CÓRNEAS SUFICIENTE PARA A REALIZAÇÃO DOS MESMOS.

 NO ENTANTO, ESSE HOSPITAL ESTÁ REALIZANDO SOMENTE CERCA DE CENTO E VINTE  TRANSPLANTES POR MÊS, DEVIDO A FALTA DE PACIENTES.  

AS CÓRNEAS NÃO UTILIZADAS ESTÃO SENDO JOGADAS FORA POR PASSAREM DO TEMPO DE  UTILIZAÇÃO / VALIDADE !

PEÇO A TODOS QUE POR VENTURA TENHAM CONHECIMENTO DE ALGUÉM QUE ESTEJA NA  FILA DO TRANSPLANTE AGUARDANDO UM DOADOR, INFORME ESSA PESSOA PAR A QUE  ENTRE  EM CONTATO COM O HOSPITAL OFTALMOLÓGICO DE SOROCABA - SP -    TELEFONE - (15) 3212-7009 - DE 2ª A 6ª FEIRA  

ATENCIOSAMENTE,

 DR. EDUARDO - MÉDICO    

POR FAVOR, REPASSEM ESTE E-MAIL, VOCÊ PODE NÃO ESTAR PRECISANDO,  MAS SEMPRE HÁ ALGUÉM NECESSITANDO

 Fonte: http://www.quatrocantos.com/LENDAS/84_olhos_sorocaba.htm

Por InfoBatista, en: General