.

Publicado el November 20th, 2008, 20:31

Marcos Amazonas

Propriedade exclusiva do Senhor

Salmo 23.1-6

O salmo 23 é um dos textos mais conhecidos em todo o mundo. É um texto que tem servido para muitas pregações. É muito difícil conseguir extrair alguma aplicação nova deste texto. Apesar disto, tenho pensado em fazer uma série de mensagens neste salmo. Quero meditar em cada verso dele com a igreja. Entretanto, primeiramente quero olhar para todo este salmo e meditar nele na usa integralidade.

Quando leio este salmo minha mente me transporta para o filme David, interpretado por Richard Gere. Este salmo é declamado quando David vai enfrentar o gigante Golias. A imagem é belíssima, mas não podemos dizer que foi assim.

David aqui está a escrever na perspectiva da ovelha. Ele, o pastor, sabia como agia um bom pastor, mas é interessante que David, o rei não pensa de si mesmo além do que convém. Ele olha para sua vida e vê que ele na realidade, é apenas uma ovelha assustada diante das adversidades da vida. Somente com a ajuda do seu Pastor é que ele poderá vencer cada obstáculo que lhe é apresentado.

Creio que ao lermos este salmo, muitas vezes nos encontramos como David. Mas devemos ler este salmo com olhos bem abertos para reflectir nas verdades nele contidas.

Sendo assim, quais as lições que aprendemos com este texto?

1 – Somos propriedade exclusiva do Senhor

O verso primeiro é de uma profundidade muito grande. Não vamos esmiúça-lo agora, pois como disse quero reflectir sobre cada verso deste salmo. Contudo, veja a declaração que David faz. Note a segurança e a certeza que ele tem.

"O Senhor é o meu pastor; nada me faltará". Ele está a dizer que pertence ao Senhor. Creio que podemos dizer assim: Eu sou ovelha do Senhor. Eu pertenço ao Senhor. A pergunta é a seguinte: Quem é o Senhor?

É interessante notar que David apresenta o seu Senhor como o Deus de Israel (1 Sm 18.45). David tinha consciência de quem era o Senhor. Veja o que ele diz do seu Senhor no salmo 24.

Tens consciência de que pertences ao Senhor? Conheces o teu Senhor?

É interessante, pois David, apresenta sempre o Senhor. Ele é primeiro o seu Senhor. Por isso, é o seu Salvador. Este é o conceito que devemos ter do Senhor Jesus. Ele deve primeiro ser Senhor e depois será o nosso Salvador.

Agora veja o que o Senhor Jesus diz lá no evangelho de João 10.1-5; 14. O Senhor nos diz que ser de Jesus é conhecê-lo, mas também ser conhecido dele.

És ovelha de Jesus? És propriedade exclusiva do Senhor?

Pedro diz que ele nos elegeu e nos fez seu povo (1 Pe 2.9-10)

Cantar que o Senhor é o meu pastor é afirmar que sei de quem sou e com quem me relaciono.

É interessante notar o que ele diz depois. Nada me faltará. Aqui há muita coisa incluída, mas quero apenas falar da provisão do Senhor. David tem a convicção que o seu Senhor não permitirá que lhe falte nada. Esta é uma segurança que nós também podemos ter.

2 – Ser propriedade exclusiva do Senhor garante-nos companhia constante

Leia este salmo com atenção. Procure em algum momento, em qualquer situação ver a ausência do Senhor. Não existe. David fala-nos do cuidado constante do Senhor. Cada verso mostra a presença do Senhor em determinada situação.

O Senhor está presente na hora do repouso e do alívio. O Senhor está presente na hora da angústia e produz consolo. Quando atravessamos o caudal de adversidades, Ele está connosco. Quando enfrentamos os inimigos, podemos ficar seguros, pois não estamos sós, o Senhor está presente connosco. Agora o melhor, mesmo depois desta vida ter findado, nós estaremos na presença do Senhor. Nem a morte pode nos separar da companhia do Senhor.

Será que podes dizer o mesmo que David? Será que podes cantar a presença constante do Senhor na tua vida?

É muito interessante pensar que Jesus significa a salvação do Senhor. Mas Ele também foi chamado de EMANUEL que quer dizer Deus connosco. Quando alguém recebe o Senhor como Jesus (a salvação do Senhor), pode ter a garantia de ter sua presença constante (EMANUEL), o Senhor estará sempre com ele. Esta é a garantia do próprio Senhor Jesus que diz: "eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" (Mt 28.20b). Tens a certeza da companhia do Senhor na tua vida?

És morada do Espírito Santo? (1 Co 6.19-20)

3 – Ser propriedade exclusiva do Senhor garante vida eterna

Olhe para o último verso do salmo 23. Veja a certeza e a garantia que há para além da vida. David afirma que há vida, para além desta vida. Mesmo quando ainda não se pensava muito nesta realidade, David cantou esta segurança.

Mostrou que sua comunhão com o Senhor não será destruída nem pela morte. Tens tu esta certeza?

Já tens a vida?

David garante-nos que ser do Senhor é poder celebrar a vida. É saber que nada e ninguém podem separar-nos do amor de Deus. É este também o pensamento do apóstolo Paulo quando escreveu aos Romanos. Paulo diz o seguinte: "Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica; Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós; quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor." (Rm 8.31-39). Já tens esta garantia na tua vida?

Ser propriedade exclusiva do Senhor é ter o direito à vida. É saber que a eternidade está à sua espera, pois é para lá que o Pastor está a conduzir-nos.

Guisa de Conclusão

David cantou com segurança e confiança no seu Pastor. Ele exultou no seu Senhor.

E nós como é que estamos?

Será que podemos cantar assim?

É bom entendermos que, o salmo 23 nos dá as seguintes lições:

Somos propriedades do Senhor

Temos a companhia constante do Senhor

Temos vida eterna.

Que possamos viver confiados e firmados nestas verdades

Por InfoBatista, en: General