.

Publicado el November 21st, 2008, 20:00

Irmãos:

Abaixo a primeira ata da PIB Salvador; Salvador antigamente era chamada de Bahia (vide http://pt.wikipedia.org/wiki/Salvador_(Bahia).

Este presente foi disponibilizado pelo Pr. Joaõ Pedro Gonçalves. O registro é para registrar a gratidão do Ministério Informativo Batista - www.informativobatista.com

Nesta primeira ata se faz menção dos batistas de Santa Bárbara do Oeste-SP, a verdadeira primeira igreja batista do Brasil que foi encerrada posteriormente, assim como a segunda igreja batista do Brasil, também em Santa Bárbara do Oeste-SP e conhecida como Igreja Batista da Estação.

Abaixo também a Declaração de Fé mencionada na ata.

Vital.

ACTA DA PRIMEIRA IGREJA BAPTISTA NA CIDADE DA BAHIA

No dia 15 de outubro de 1882 da era christã, estando presentes nesta cidade da Bahia, no logar denominado CANELLA, às 10 horas da manhã os abaixo assignados, membros da IGREJA BAPTISTA DE Sta. BARBARA, na provincia de São Paulo, tendo se retirado d'aquella provincia para esta, unirão-se à IGREJA BAPTISTA fazendo a sua installação legalmente. São os seguintes: Snr. ANTONIO TEIXEIRA DE ALBUQUERQUE – Z. C. TAYLOR – Dª . CATHARINA TAYLOR – Senr. W. B. BAGBY – Dª . ANNA L. BAGBY. Depois de installada a Igreja com os cinco membros supra mencionados, adoptamos unanimemente a Confissão de Fé "chama-se" The Neu Hampshire" Confissão de Fé, como praticada geralmente pelas Igrejas Baptistas Missionarios. Adoptamos o seguinte pacto: O Senr. BAGBY foi eleito por unanimidade de votos – Moderador – o Senr. ANTONIO TEIXEIRA DE ALBUQUERQUE idem – Secretário – O nome da Igreja foi intitulado: 1ª Igreja Baptista na Bahia – Por unanimidade de votos, foi designado o 2º Domingo de cada mêz para Ceia do Senhor, depois da pregação as 11 horas da manhã. Foi designado que haveria reunião da Igreja para oração e negocios da Igreja. Encerrada a Secção, haverá em seguida: Culto, Pregação do Evangelho e celebração da Ceia do Senhor. Eu secretario a escrevi e assigno-me. ANTONIO TEIXEIRA DE ALBUQUERQUE – Bahia, 10 de Maio de 1883.

Por InfoBatista, en: General