.

Publicado el November 21st, 2008, 19:55

Amados irmãos,

“Foi o Senhor que fez isto, e é coisa maravilhosa aos nossos olhos”.

Salmo 118:23

Louvamos ao Senhor por tudo o que temos experimentado no trabalho aqui em África. Em todo tempo podemos testemunhar de respostas claras às orações que têm sido feitas em nosso culto doméstico, nos cultos com nossos irmãos africanos, bem como as orações que você e sua igreja têm levantado aos céus por nossas vidas e trabalho missionário.

Recentemente estivemos participando da Assembléia da União Batista da África do Sul. Como sempre acontece nesses grandes encontros da família Batista em cada país, o encontro dos Batistas da África do Sul foi uma verdadeira festa. Uma maravilhosa oportunidade de edificação, celebração, importantes decisões e reencontro de amigos e companheiros do trabalho de Deus. Tivemos a satisfação de ter como preletor em quase todas as sessões o Pr. Dr. Denton Lotz, Secretário Geral da Aliança Batista Mundial. Tivemos oportunidade de conversar e logo que ele viu o meu nome no crachá (Pereira) e que me identificou como brasileiro perguntou se eu era parente do Pr. Irland Pereira de Azevedo ou do Pr. José dos Reis Pereira. Ele tinha na memória os nomes desses ilustres líderes batistas brasileiros. Fomos muito enriquecidos com as mensagens de Denton Lotz.

Ali também Deus nos abençoou, respondendo nossas orações sobre o Instituto Bíblico Welkom.  Já há muito tempo estávamos orando e fazendo contato com seminários que pudessem dar aos nossos alunos créditos para as disciplinas cursadas a fim de que mais tarde, sendo do interesse deles, possam cursar um seminário maior. Durante a assembléia da União Batista, reencontrei meu amigo Pr. Anselmo Vilanculo. Ele é moçambicano, concluiu seus estudos no Seminário Teológico Batista de Cape Town, um dos mais importantes em África. Atualmente ele é o diretor de cursos externos deste seminário. Conversando descobrimos que ele tem um projeto de um curso básico para o preparo de obreiros para o ministério pastoral.  Mas está apenas no papel. Percebemos, então, que o que ele tinha apenas no papel, é exatamente o que temos funcionando já por três anos. Naquele momento surgiu com muita força e entusiasmo uma parceria que tem tudo para dar certo. A idéia é o seminário de Cape Town encampar e dar crédito aos estudos realizados no Instituto Bíblico Welkom. O Pr. Vilanculo irá usar a grade currícular e todo material de nosso Instituto no treinamento de obreiros de língua portuguesa em África do Sul, Angola e Moçambique. Com certeza esse tem sido um passo muito importante. Poderá abençoar todo o trabalho feito pelos missionários da JMM na região da África Austral.

Tive a oportunidade de estar em missão em Moçambique na região de Xai-xai. Ali pude participar pregando no culto de recepção à missionária Otília da Silva que estará trabalhando nessa região com a Tenda da Esperança. Também foi o tempo de estar falando para alguns líderes evangélicos sobre a criação de um braço do Instituto Bíblico Welkom naquela província. A ida a Xai-xai ensejou ainda a chance de celebrar o casamento de um dos alunos de nosso Instituto, o irmão Antonio Chavele. Com muita alegria pudemos participar daquela bela cerimônia de casamento autenticamente africana. A Deus toda honra e toda glória por tudo que tem feito entre nós.

Um forte e carinhoso abraço

Pr. Edimar Guimarães Pereira

Missionário da JMM em Welkom – África do Sul

Por InfoBatista, en: General