.

Publicado el November 21st, 2008, 19:32

LITANIAS PARA O CULTO DE ADVENTO

O Advento é um tempo de preparação para receber mais uma vez a dádiva de amor concedida por Deus em Jesus Cristo. Estas litanias foram preparadas para ser usadas com uma coroa do Advento, um círculo com quatro velas roxas (ou três roxas e uma cor-de-rosa) e uma branca, no centro, representando Cristo. As litanias também podem ser usadas em cultos de pequenos grupos sem a coroa e as velas.


Primeiro Domingo do Advento


Primeiro Domingo do Advento

Leitor 1: Deus usou anjos para revelar o plano da salvação. A palavra “anjo” significa mensageiro. Deus enviou anjos como mensageiros a Zacarias, Maria e José para preparar o caminho para a vinda de Jesus. Os anjos também anunciaram o nascimento de Jesus aos pastores.

Leitor 2: Ouçam estas palavras do Salmo 103, versículos 19-21: [Leia a passagem da Bíblia].

Leitor 1 [lê enquanto o Leitor 2 acende uma vela]:Nós acendemos esta vela para nos lembrar dos mensageiros de Deus, que foram tão importantes na história do Natal.

Leitor 2:Oremos. Senhor, assim como os anjos, nós Te louvamos. Louvamos-Te pelo modo como preparaste a vinda do Teu Filho. Louvamos-Te por Teu plano de salvação. Louvamos-Te por Teu infalível amor por nós. Louvamos-Te enquanto nos preparamos para o Natal vindouro. Vem, Jesus. Amém.

Cântico: “Natal” (HE11)


Segundo Domingo do Advento


Segundo Domingo do Advento

Leitor 1: Um anjo enviado por Deus trouxe a “um sacerdote chamado Zacarias” uma mensagem sobre o nascimento de seu filho, João Batista. O anjo disse que João iria “habilitar para o Senhor um povo preparado”. Disse ainda que João iria “adiante do Senhor” e pregaria sobre o afastamento do pecado. Por meio do profeta Isaías, Deus continuava a preparar os corações do povo para a vinda do Rei, o Messias, proclamando: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Todo vale será aterrado, e nivelados todos os montes e outeiros; os caminhos tortuosos serão retificados, e os escabrosos, aplanados” (Lucas 3.4-5).

Leitor 2: Ouçam estas palavras de Lucas, capítulo 1, versículos 11-15: [Leia a passagem da Bíblia].

Leitor 1 [lê enquanto o Leitor 2 acende novamente a vela do primeiro domingo e a segunda vela]:Acendemos esta segunda vela para nos lembrar da mensagem do anjo a Zacarias.

Leitor 2:Oremos. Santo Deus, que a pregação do profeta, cuja vinda foi profetizada por um anjo, seja ouvida em nossos ouvidos. Que a verdade entre em nossos corações em preparação para a celebração da vinda do nosso Senhor à história, a nossas próprias vidas e ao futuro. Como o povo batizado por João, nós nos arrependemos. Tem misericórdia de nós, ó Senhor. Vem, Senhor Jesus. Amém.

Cântico: “O nascimento de Jesus” (HE 19)


Terceiro Domingo do Advento


Terceiro Domingo do Advento

Leitor 1: Um anjo enviado por Deus trouxe a uma jovem chamada Maria uma mensagem sobre o nascimento de Jesus, o Filho de Deus. Como Isabel, Maria iria se tornar mãe, a mãe de Jesus. Mas a Bíblia nos diz que Maria era uma “virgem”. Maria perguntou ao anjo como seria isso. A resposta do anjo ecoa ao longo dos tempos: “Para Deus não haverá impossíveis.”

Leitor 2:Ouçam estas palavras de Lucas, capítulo 1, versículos 26-33 e 38:[Leia a passagem da Bíblia].

Leitor 1 [lê enquanto o Leitor 2 acende as velas dos domingos anteriores e a terceira vela]:Nós acendemos esta terceira vela para nos lembrar da mensagem do anjo a Maria.

Leitor 2:Oremos. Deus do céu, nós muitas vezes subestimamos a Tua capacidade de agir em nossas vidas, em nossa igreja e no mundo. Neste período do Advento, oramos por coragem para abrir nossos corações e mentes para crer nas palavras do anjo, de que, em Ti, “não haverá impossíveis”. Ajuda-nos a afastar a dúvida que bloqueia a obra do Teu Espírito. Como Maria, queremos confiar no Teu poder e força. Vem, Filho de Deus. Amém.

Cântico: “Adoremos ao Senhor” (HE 8)


Quarto Domingo do Advento


Quarto Domingo do Advento

Leitor 1: Um anjo enviado, em sonho, por Deus a um homem chamado José, um descendente de Davi, trouxe uma mensagem sobre a vinda de Jesus, que viria a ser nosso Salvador. José teve um papel crucial na preparação do nosso futuro Rei. Por meio do relacionamento parental de José com Jesus, Deus cumpriu a aliança com Davi. Mas, como veremos, José teve sérios problemas com relação ao advento de Jesus. Ainda assim, ele obedeceu a Deus.

Leitor 2:Ouçam estas palavras de Mateus, capítulo 1, versículos 18-21 e 24: [Leia a passagem da Bíblia].

Leitor 1 [lê enquanto o Leitor 2 acende novamente as outras três velas e a quarta]: Nós acendemos esta quarta vela em recordação da mensagem do anjo a José.

Leitor 2:Oremos: Ó Deus, nosso Redentor, como povo perdoado, nós Te amamos; como povo liberto, nós Te agradecemos; como povo reconciliado, nós Te louvamos. Neste período do Advento, queremos renovar nosso compromisso de servir a Teu Filho, Jesus, que nos libertou do pecado. Como José, que tomou Maria como sua esposa por causa da mensagem trazida por um anjo, queremos obedecer a Ti e fazer a Tua vontade. Vem, Jesus, nosso Salvador. Amém.

Cântico: Sininhos do Natal” (HE 21)


Culto de Véspera de Natal / Dia de Natal


Culto de Véspera de Natal / Dia de Natal

Leitor 1: Nós iniciamos este período do Advento ouvindo sobre os anjos que adoraram e louvaram a Deus. (Leitor 2 reacende a primeira vela). Concluímos este período do Advento observando anjos ainda adorando e louvando a Deus. O Senhor enviou anjos a Zacarias (Leitor 2 reacende a segunda vela), Maria (Leitor 2 reacende a terceira vela) e José (Leitor 2 reacende a quarta vela para preparar o caminho para o nascimento de Jesus). Por meio do arrependimento, da fé e da obediência, nossos corações e mentes estão preparados para o Natal. Agora encontramos um anjo enviado por Deus a “pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite”. O anjo traz notícias muito boas. Boas notícias de salvação: o Salvador nasceu. Boas notícias sobre política: o Rei, Cristo, o Senhor, está presente. Boas notícias sobre o passado: o que era aguardado está aqui; Deus, em carne, chegou.

Leitor 2:Ouçam estas palavras de Lucas, capítulo 2, versículos 8-14 [Leia a passagem da Bíblia].

Leitor 1 [lê enquanto o Leitor 2 acende a vela do meio, Cristo]: Acendemos a vela das Boas-Novas, lembrando-nos das boas notícias anunciadas por um anjo aos pastores.

Leitor 2:Oremos. Ó Deus, com alegria e gratidão, nós Te adoramos e louvamos com as hostes celestiais. Como os pastores do passado, nós cremos nas boas-novas trazidas pelos anjos. Nosso Senhor, Deus e Salvador, chegou. “Glória a Deus nas alturas.” Amém.

Cântico: “Jesus Nasceu” (HE 12)

John Abraham

************ ********* ********* ********* ********* ********* ********* ********* ********* ********* *
Abraços,
Westh Ney
Por InfoBatista, en: General