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Publicado el November 22nd, 2008, 15:17

Prezado Ornan: Quero citar varias passagens da "Série - Pastoras no Novo
Testamento com Citações da História da Igreja" para aqueles que talvez não
tenham tido o tempo ou o desejo de ler. Preste atenção à atitude dos homens
para com as mulheres. No começo é bíblico, até o terceiro século os bispos
começaram a rebaixá-las para diaconisas, o que finalmente conseguiram no
sexto século l.

Os Oficiais da Igreja Eram Apóstolos e Viúvas, Então Servos (Diáconos) Foram
Eleitos
Para Fazer Justiça na Distribuição Diária às Viúvas
Temos sido ensinados a entender esta passagem somente a respeito da eleição
de diáconos e não a respeito do problema que as viúvas dos helenistas
estavam sendo esquecidas na distribuição diária. Havia dois grupos de
obreiros já atuantes na igreja - apóstolos e viúvas, o que mostra que a
ordem de viúvas já existia, antes da eleição de diáconos e que a tarefa
primordial dos diáconos era auxiliar os apóstolos a fazer justiça no
sustento das viúvas.
Os Atos dos Apóstolos mostram os apóstolos preocupados em suprir as
necessidades das viúvas. Possivelmente as viúvas compreendiam a sua
autoridade como vindo dos apóstolos e não dos bispos e presbíteros. Vamos
tomar um exemplo d"Os Atos de Tomás" Mesopotâmia (Oriente), 200-250 d.C.
Então todo povo creu e entregou as suas almas, obedientes ao Deus vivo e a
Jesus Cristo, regozijando-se nas obras abençoadas do Altíssimo e no Seu
serviço santo. E eles trouxeram muito dinheiro para o serviço da viúvas;
pois ele [Nota CGP: o apóstolo Tomás] as tinha ajuntado nas cidades, e para
todas elas ele mandou, pelos seus diáconos o que fosse necessário, tanto
vestuário e provisão para a alimentação delas.
["The Acts of Thomas," in New Testament Apocrypha, Edgar Hennecke and
Wilhelm Schneemelcher, editors. English trans. R. McL. Wilson (Philadelphia:
Westminster, 1964) Vol. II, 475.]
Vamos ver adiante em 1 Timoteo 5:2 que as viúvas eram presbuteras - anciãs
- pastoras.
As refeições dadas pelos cristãos para as viúvas constituíram parte do
sustento delas.
Se alguém quiser dar uma refeição para viúvas mais idosas, que as despeça
antes de anoitecer. Mas, se por causa de determinadas condições, ele não
possa [dar comida para elas na sua casa], que as despeça, e elas poderão
comer a sua comida da maneira que quiserem.
[Hippolytus, The Apostolic Tradition of Hippolytus, Burton Scott Easton,
translator. (Ann Arbor: Archon, 1962) 51-52.]

O manual da Igreja Primitiva, Didascalia Apostolorum, Síria ou Palestina,
200-249 d.C., explicou que a escala de pagamento de todos os obreiros estava
baseada na porção dada para as viúvas. Este manual mostra como o bispo ficou
tentando obter o controle das ofertas e jantares. Em outra obra, eu
conto a triste história de como o bispo conseguiu o controle do poder e do
dinheiro e assim rebaixou as viúvas para diaconisas, até o sexto século.
É impressionante a quantidade de escritos que existem na Didascalia
Apostolorum sobre o bispo, o poder, o dinheiro e as viúvas. Claro que
nenhuma linha destes escritos fazia parte da leitura exigida de nós, no
seminário. Na citação seguinte, o bispo se refere a si mesmo como bispo,
pastor e líder e se compara ao Deus Onipotente. Cada grupo que tem direito
de receber foi dito a fazer parte de uma ordem.
Que as viúvas fiquem até o amanhecer no Templo, tendo lá comida. Que as
virgens fiquem juntas no Templo e que o bispo as ajude e providencie o
necessário para elas, e que os diáconos ministrem a elas. Que as presbíteras
fiquem com o bispo até o amanhecer, orando e repousando.
[The Testament of Our Lord, James Cooper and Arthur John Maclean,
translators. (Edinburgh: T. & T. Clark, 1902) 134.]
Atos 9:36-42 - Tabita (Dorcas), Viúva
As viúvas formaram um grupo reconhecido entre os discípulos e elas tiveram
um ministério social cristão. Os discípulos tiveram Tabita em grande estima
e brotou neles uma grande esperança que algo pudesse ser feito mesmo em face
da morte. Dois homens foram mandados depressa a buscar o Apóstolo Pedro. O
Apóstolo Pedro veio prontamente. O desfecho de que Pedro apresentou Tabita
viva para os santos e a viúvas, nos diz que ele a devolveu para o seu
ministério. Os homens nesta estória são muito preocupados sobre o ministério
das mulheres, são colegas sinceros. Esta estória desmente a idéia de que o
ministério de mulheres na Igreja do Novo Testamento era marginalizado, aqui
é uma parte integral daquilo que todos estão fazendo
Ministérios adicionais das viúvas na igreja primitiva.
Estatuto 17. Concernente a Viúva. Disse Kefas: Três viúvas serão ordenadas.
Duas delas se dedicarão à oração por todos aqueles que estão em aflição; e
sustento diário suficiente será dado. Mas uma delas ficará com as mulheres
que estão sofrendo de doença, porque ela pode ajudar na recuperação da
doente. Deve ser zelosa em mandar notícias aos presbíteros. E ela não será
gananciosa, nem será voltada a bebida, a não ser que ela pare o seu trabalho
de zelar e orar durante a noite. E se uma (delas) quer fazer uma boa obra,
que ela a faça segundo o mandamento, que ela possa confortar o coração dos
tristes, porque a bondade de Deus tornou-se conhecida primeiramente a (ela).
[The Statutes of the Apostles, G. Horner, translator. (London: Oxford, 1915)
136, também 242, 304.]

1 Coríntios 7:8-9, 34-35, 39-40 -
Viúvas Não Devem Casar uma Segunda Vez,
Devem Ser Santas no Corpo e no Espírito,
e Devem Dedicar-se ao Senhor sem Distração Alguma
1 Coríntios 7:
8 - Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é
9 - bom se ficarem como eu. Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é
melhor casar do que abrasar-se.
34 - A mulher não casada e a virgem cuidam das coisas do Senhor para serem
santas, tanto no corpo como no espírito; a casada, porém, cuida das coisas
do mundo, em como há de agradar ao marido.
35 - E digo isto para proveito vosso; não para vos enredar, mas para o que é
decente, e a fim de poderdes dedicar-vos ao Senhor sem distração alguma.
39 - A mulher está ligada enquanto o marido vive; mas se falecer o marido,
fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor.
40 - Será, porém, mais feliz se permanecer como está, segundo o meu parecer,
e eu penso que também tenho o Espírito de Deus.
1 Timóteo 4:12,14; 5:1-22, 24-25 -
Pastoras (Presbuteras=Anciãs) Chamadas Viúvas:
Disciplina, Salário, Viúvas que Têm Família,
Deveres, Qualificações, Viúvas Mais Novas
1 Timóteo 4: 9 - Não seja inscrita como viúva nenhuma que tenha menos de
sessenta anos, e só a que tenha sido mulher (gune) de um só marido (andros),
10 - aprovada com testemunho de boas obras, se criou filhos, se exercitou
hospitalidade, se lavou os pés aos santos, se socorreu os atribulados, se
praticou toda sorte de boas obras
"Reconhecimentos" de Pseudo-Clemente, 175-225 d.C., é uma história a respeito de Pedro, e testifica da existência muito cedo da Ordem de Viúvas:
Ele (Pedro) indicou, como bispo sobre eles, Maro, que tinha sido seu
anfitrião e que foi agora perfeito em todas as coisas. Com Maro ele (Pedro) ordenou doze presbíteros e diáconos ao mesmo tempo. Ele também instituiu a Ordem de Viúvas e arranjou todos os serviços da Igreja.
[Pseudo-Clement, "Recognitions," The Ante-Nicene Fathers, Alexander Roberts and James Donaldson, editors. (Grand Rapids: Eerdmans, 1950) Vol. VIII, 156.]

Na citação seguinte d"A Tradição Apostólica de Hipólito," Roma, Itália, cerca de 215 d.C., veremos que os bispos estão mantendo as viúvas nos seus devidos lugares, até usando o dever delas de orar para rebaixá-las. É necessário ficar alerta para ver a maneira como os tradutores lidam com certas palavras. Cheirotoneitai que geralmente seria traduzido como ordenar, é traduzida por indicar, provavelmente porque diz: "mãos não serão impostas nela." Este é um exemplo de como num mundo patriarcal os homens, que estão fazendo as regras, podem fazê-las como quiserem. Eles usam uma palavra que tem cheir= mão nela e então dizem que "mãos não serão impostas nela".
Quando a viúva é indicada (cheirotoneitai), ela não será ordenada mas ela será indicada pelo nome. ... A viúva será indicada pela palavra somente, e [então] ela será associada com as outras viúvas; não serão impostas mãos nela porque ela não oferece a oblação nem tem um ministério sagrado.
Ordenação é para o clero por causa do seu ministério, mas a viúva será indicada para oração, e oração é o dever de todos.
[Hippolytus, "The Apostolic Tradition of Hippolytus," Burton Scott Easton, translator. (Ann Arbor: Archon, 1962) 40.]

Ancião (Presbuteros)
Lembrar que durante este estudo todas estas palavras são usadas para significar a mesma coisa:
* Presbuteroh/presbutas e presbuteras/presbutidas são grego.
* Presbítero e presbítera são transliterações.
* Ancião e anciã são as traduções em português.
* Sacerdote e sacerdotisa, embora não sejam traduções corretas destas palavras, são termos Católicos Romanos.
* Pastor e pastora, igualmente traduções incorretas destas palavras,
são termos evangélicos.
Transliteração é o processo de escrever uma palavra em uma língua com letras de uma outra língua, sendo neste caso, grego com letras em português. É então trabalhada um pouco, para soar melhor em português. Entretanto, fica uma palavra não traduzida do grego.
Nas dezenove passagens do Novo Testamento onde os anciãos da igreja são mencionados, somente nas duas passagens onde mulheres (presbuteras/presbutidas) estão em paralelo com homens
(presbuteroh/presbutas) é que os tradutores bíblicos traduzem as mesmas palavras como velhos e mulheres idosas em vez de anciãos e anciãs. Se estas duas passagens tivessem sido traduzidas da mesma maneira como as outras dezessete, nós há tempo teríamos compreendido o significado para justificar o ministério das mulheres.
1. Atos 11:30 (presbuterous) anciãos
2. Atos 14:23 (presbuterous) anciãos
3. Atos 15:2 (presbuterous) anciãos
4. Atos 15:4 (presbuterohn) anciãos
5. Atos 15:6 (presbuteroi) anciãos
6. Atos 15:22 (presbuterois) anciãos
7. Atos 15:23 (presbuteroi) anciãos
8. Atos 16:4 (presbuterohn) anciãos
9. Atos 20:17 (presbuterous) anciãos
10. Atos 21:18 (presbuteroi) anciãos
11. I Tm. 5:1-2 (presbuteroh, presbuteras)
velho, mulher idosa
12. 1 Tm. 5:17 (presbuteroi) anciãos
13. I Tm. 5:19 (presbuterou) anciãos
14. Tito 1:5 (presbuterous) anciãos
15. Tito 2:2-3 (presbutas, presbutidas)
velho, mulheres idosas
16. Tiago 5:14 (presbuterous) anciãos
17. I Pedro 5:1,5 (presbuterous, sumpresbuteros, presbuterois)
anciãos, ancião com, mais velhos
18. II João 1 (presbuteros) ancião
19. III João 1 (presbuteros) ancião

Honra significa salário. João de Antioquia, chamado "Crisóstomo" (Boca Dourada) depois da sua morte, Constantinopla, Grécia, 347-408 d.C.,
compreendeu o significado de honra, embora não tenha seguido o ensino do Novo Testamento a respeito de pastoras (anciãs) chamadas viúvas. Na área dele havia muitas diaconisas famosas, mas ele falava a respeito de viúvas que receberam caridade.

(1 Tm. 5:17-18) Os anciãos que governam bem sejam tidos por dignos de duplicada honra, especialmente aqueles que labutam na palavra e na doutrina
... A "honra" da qual ele aqui fala é atenção para com eles, e o suprimento das suas necessidades, como é demonstrado quando ele acrescenta, "Não atarás a boca ao boi, quando estiver debulhando." (Dt. 25:4); e, "Digno é o
trabalhador do seu salário" (Lucas 10:7). Então quando ele diz, "Honra as viúvas," ele quer dizer, "sustentá-las" em tudo que for necessário.
[John Chrysostom, "Homilies on Timoteo," Homily XV, A Select Library of Nicene and Post-Nicene Fathers, Philip Schaff, editor. (New York: Scribner's, 1905) First Series, Vol. XIII, 460.]

A luta do bispo pelo dinheiro e poder foi o que causou o rebaixamento na Igreja Primitiva das pastoras (anciãs) chamadas viúvas para diaconisas. A seguinte citação revela um pequeno fragmento da luta que o bispo teve pelo poder de perdoar pecados e pelo dinheiro, quando as viúvas eram severamente criticadas no Manual da Igreja Primitiva A Didascalia Apostolorum, Síria ou Palestina, 200-249 d.C., por não impor as mãos em outras viúvas doentes e irmãos. Ao mesmo tempo afirmaram que impuseram as mãos naqueles em pecado ou naqueles que saíram da igreja porque contribuíram muito.

Mas tu, ó viúva, que estás sem disciplina, veja as tuas viúvas companheiras ou teus irmãos doentes, e não tenhas o cuidado de jejuar e orar pelos companheiros, e impor a mão sobre eles e visitá-los, mas se finges não ter saúde ou não ter tempo; mas para outros que estão em pecado ou já saíram da Igreja, porque eles contribuem muito, tu estás pronta e alegre para visitá-los.
[The Didascalia Apostolurum, R. Hugh Connolly, translator. (Oxford, England:
Clarendon, 1929) Chap. XV, 140.]

Tito 1:5 e 2:2-5 -
Pastoras (Presbutidas=Anciãs):
Classificação, Qualificações, e Deveres

Tito 1:
5 - Por esta causa te [Tito] deixei [Paulo] em Creta, para que pusesses em boa ordem o que ainda não o está, e que em cada cidade estabelecesses
(katastesne) anciãos (presbuterous), como já te mandei;  Tito 2:
2 - Exorta os velhos (presbutas) a que sejam temperantes, sérios, sóbrios, sãos na fé, no amor, e na constância;
3 - as mulheres idosas (presbutidas), semelhantemente, que sejam reverentes (hieroprepeis=como sacerdotissas) no seu viver, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras do bem (kalodidaskalous),
4 - para que ensinem as mulheres novas a amarem aos seus maridos e filhos,
5 - a serem moderadas, castas, operosas donas de casa, bondosas, submissas a seus maridos, para que a Palavra de Deus não seja blasfemada.
2 João 1-13 - A Senhora Eleita
Sobre 2 João 1-13 - A Senhora Eleita
<
http://home.netcom.com/~cplampin/Licoes-sobre-Mulheres-Cristas/pastoras-nt-
port/08-2joao-eleita.htm>
É perfeitamente razoável pensar que a Senhora Eleita era uma senhora.
<
http://home.netcom.com/~cplampin/Licoes-sobre-Mulheres-Cristas/pastoras-nt-
port/08-2joao-eleita.htm>
É perfeitamente razoável pensar que a Senhora Eleita era eleita.
<
http://home.netcom.com/~cplampin/Licoes-sobre-Mulheres-Cristas/pastoras-nt-
port/08-2joao-eleita.htm>
É perfeitamente razoável pensar que a Senhora Eleita abrigava uma igreja na sua própria casa.
<
http://home.netcom.com/~cplampin/Licoes-sobre-Mulheres-Cristas/pastoras-nt-
port/08-2joao-eleita.htm>
Em nossos tempos modernos os teólogos decidiram que a Senhora Eleita não foi senhora e nem eleita. Dizem que "Senhora Eleita" é uma expressão usada para uma igreja. Isso porque pensam que mulheres nunca ocuparam posições de liderança na igreja. Isto porque a história do serviço das mulheres na igreja -- não sendo considerada de importância -- ficou desconhecida para nós.

A explicação alternativa que é mais freqüentemente proposta é que "filhos" e "senhora" referem-se ao mesmo corpo de crentes. Isto é extremamente improvável, porque as duas expressões têm conotações opostas, "senhora" conota uma posição de autoridade (kuria sendo a forma feminina de kurios que significa "mestre, senhor") e "filhos" conota uma posição de dependência e subordinação. Se um escritor magistral como João tivesse optado por se valer da redundância (v. 1), de qualquer maneira ele não a teria usado de maneira tão confusa. Também, "filho" é no Antigo e Novo Testamentos usado como metáfora para povo de Deus, mas "senhora" nunca é usada desta maneira.
[Judy L. Brown. Women Ministers According to Scripture. Distributed by Judy L. Brown, 3000 North Grant, Springfield, MO 65803. Printed by Morris
Publishing, 32312 E. Hwy 30, Kearney, NE 68847, 1-800-650-7888, 174.]

Cada item é explicada em detalhe usando passagens biblical e citações históricas.

Devemos notar a attitude do presbítero João para com uma igreja liderada por uma mulher:

"Tenho muito que lhes escrever mas não é meu propósito faze-lo com papel e tinta. Em vez disto, espero visitá-los e falar com vocês face a face, para que nossa alegria seja completa." (2 João 12)

Carolyn Goodman Plampin
Baptist Women in Ministry - Resources
http://bwim.relavant to an Informed Opinion about
Christian Women in Ministrhy
Lessons on Christian Women
Women's Academic WWW Resources

http://home.netcom.com/~cplampin
Lições sobre Mulheres Cristãs
Controversia na CBS

Os Oficiais da Igreja Eram Apóstolos e Viúvas, Então Servos (Diáconos) Foram
Eleitos
Para Fazer Justiça na Distribuição Diária às Viúvas
Temos sido ensinados a entender esta passagem somente a respeito da eleição
de diáconos e não a respeito do problema que as viúvas dos helenistas
estavam sendo esquecidas na distribuição diária. Havia dois grupos de
obreiros já atuantes na igreja - apóstolos e viúvas, o que mostra que a
ordem de viúvas já existia, antes da eleição de diáconos e que a tarefa
primordial dos diáconos era auxiliar os apóstolos a fazer justiça no
sustento das viúvas.
Os Atos dos Apóstolos mostram os apóstolos preocupados em suprir as
necessidades das viúvas. Possivelmente as viúvas compreendiam a sua
autoridade como vindo dos apóstolos e não dos bispos e presbíteros. Vamos
tomar um exemplo d"Os Atos de Tomás" Mesopotâmia (Oriente), 200-250 d.C.
Então todo povo creu e entregou as suas almas, obedientes ao Deus vivo e a
Jesus Cristo, regozijando-se nas obras abençoadas do Altíssimo e no Seu
serviço santo. E eles trouxeram muito dinheiro para o serviço da viúvas;
pois ele [Nota CGP: o apóstolo Tomás] as tinha ajuntado nas cidades, e para
todas elas ele mandou, pelos seus diáconos o que fosse necessário, tanto
vestuário e provisão para a alimentação delas.
["The Acts of Thomas," in New Testament Apocrypha, Edgar Hennecke and
Wilhelm Schneemelcher, editors. English trans. R. McL. Wilson (Philadelphia:
Westminster, 1964) Vol. II, 475.]
Vamos ver adiante em 1 Timoteo 5:2 que as viúvas eram presbuteras - anciãs
- pastoras.
As refeições dadas pelos cristãos para as viúvas constituíram parte do
sustento delas.
Se alguém quiser dar uma refeição para viúvas mais idosas, que as despeça
antes de anoitecer. Mas, se por causa de determinadas condições, ele não
possa [dar comida para elas na sua casa], que as despeça, e elas poderão
comer a sua comida da maneira que quiserem.
[Hippolytus, The Apostolic Tradition of Hippolytus, Burton Scott Easton,
translator. (Ann Arbor: Archon, 1962) 51-52.]

O manual da Igreja Primitiva, Didascalia Apostolorum, Síria ou Palestina,
200-249 d.C., explicou que a escala de pagamento de todos os obreiros estava
baseada na porção dada para as viúvas. Este manual mostra como o bispo ficou
tentando obter o controle das ofertas e jantares. Em outra obra, eu
conto a triste história de como o bispo conseguiu o controle do poder e do
dinheiro e assim rebaixou as viúvas para diaconisas, até o sexto século.
É impressionante a quantidade de escritos que existem na Didascalia
Apostolorum sobre o bispo, o poder, o dinheiro e as viúvas. Claro que
nenhuma linha destes escritos fazia parte da leitura exigida de nós, no
seminário. Na citação seguinte, o bispo se refere a si mesmo como bispo,
pastor e líder e se compara ao Deus Onipotente. Cada grupo que tem direito
de receber foi dito a fazer parte de uma ordem.
Que as viúvas fiquem até o amanhecer no Templo, tendo lá comida. Que as
virgens fiquem juntas no Templo e que o bispo as ajude e providencie o
necessário para elas, e que os diáconos ministrem a elas. Que as presbíteras
fiquem com o bispo até o amanhecer, orando e repousando.
[The Testament of Our Lord, James Cooper and Arthur John Maclean,
translators. (Edinburgh: T. & T. Clark, 1902) 134.]
Atos 9:36-42 - Tabita (Dorcas), Viúva
As viúvas formaram um grupo reconhecido entre os discípulos e elas tiveram
um ministério social cristão. Os discípulos tiveram Tabita em grande estima
e brotou neles uma grande esperança que algo pudesse ser feito mesmo em face
da morte. Dois homens foram mandados depressa a buscar o Apóstolo Pedro. O
Apóstolo Pedro veio prontamente. O desfecho de que Pedro apresentou Tabita
viva para os santos e a viúvas, nos diz que ele a devolveu para o seu
ministério. Os homens nesta estória são muito preocupados sobre o ministério
das mulheres, são colegas sinceros. Esta estória desmente a idéia de que o
ministério de mulheres na Igreja do Novo Testamento era marginalizado, aqui
é uma parte integral daquilo que todos estão fazendo
Ministérios adicionais das viúvas na igreja primitiva.
Estatuto 17. Concernente a Viúva. Disse Kefas: Três viúvas serão ordenadas.
Duas delas se dedicarão à oração por todos aqueles que estão em aflição; e
sustento diário suficiente será dado. Mas uma delas ficará com as mulheres
que estão sofrendo de doença, porque ela pode ajudar na recuperação da
doente. Deve ser zelosa em mandar notícias aos presbíteros. E ela não será
gananciosa, nem será voltada a bebida, a não ser que ela pare o seu trabalho
de zelar e orar durante a noite. E se uma (delas) quer fazer uma boa obra,
que ela a faça segundo o mandamento, que ela possa confortar o coração dos
tristes, porque a bondade de Deus tornou-se conhecida primeiramente a (ela).
[The Statutes of the Apostles, G. Horner, translator. (London: Oxford, 1915)
136, também 242, 304.]

1 Coríntios 7:8-9, 34-35, 39-40 -
Viúvas Não Devem Casar uma Segunda Vez,
Devem Ser Santas no Corpo e no Espírito,
e Devem Dedicar-se ao Senhor sem Distração Alguma
1 Coríntios 7:
8 - Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é
9 - bom se ficarem como eu. Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é
melhor casar do que abrasar-se.
34 - A mulher não casada e a virgem cuidam das coisas do Senhor para serem
santas, tanto no corpo como no espírito; a casada, porém, cuida das coisas
do mundo, em como há de agradar ao marido.
35 - E digo isto para proveito vosso; não para vos enredar, mas para o que é
decente, e a fim de poderdes dedicar-vos ao Senhor sem distração alguma.
39 - A mulher está ligada enquanto o marido vive; mas se falecer o marido,
fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor.
40 - Será, porém, mais feliz se permanecer como está, segundo o meu parecer,
e eu penso que também tenho o Espírito de Deus.
1 Timóteo 4:12,14; 5:1-22, 24-25 -
Pastoras (Presbuteras=Anciãs) Chamadas Viúvas:
Disciplina, Salário, Viúvas que Têm Família,
Deveres, Qualificações, Viúvas Mais Novas
1 Timóteo 4: 9 - Não seja inscrita como viúva nenhuma que tenha menos de
sessenta anos, e só a que tenha sido mulher (gune) de um só marido (andros),
10 - aprovada com testemunho de boas obras, se criou filhos, se exercitou
hospitalidade, se lavou os pés aos santos, se socorreu os atribulados, se
praticou toda sorte de boas obras
"Reconhecimentos" de Pseudo-Clemente, 175-225 d.C., é uma história a respeito de Pedro, e testifica da existência muito cedo da Ordem de Viúvas:
Ele (Pedro) indicou, como bispo sobre eles, Maro, que tinha sido seu
anfitrião e que foi agora perfeito em todas as coisas. Com Maro ele (Pedro) ordenou doze presbíteros e diáconos ao mesmo tempo. Ele também instituiu a Ordem de Viúvas e arranjou todos os serviços da Igreja.
[Pseudo-Clement, "Recognitions," The Ante-Nicene Fathers, Alexander Roberts and James Donaldson, editors. (Grand Rapids: Eerdmans, 1950) Vol. VIII, 156.]

Na citação seguinte d"A Tradição Apostólica de Hipólito," Roma, Itália, cerca de 215 d.C., veremos que os bispos estão mantendo as viúvas nos seus devidos lugares, até usando o dever delas de orar para rebaixá-las. É necessário ficar alerta para ver a maneira como os tradutores lidam com certas palavras. Cheirotoneitai que geralmente seria traduzido como ordenar, é traduzida por indicar, provavelmente porque diz: "mãos não serão impostas nela." Este é um exemplo de como num mundo patriarcal os homens, que estão fazendo as regras, podem fazê-las como quiserem. Eles usam uma palavra que tem cheir= mão nela e então dizem que "mãos não serão impostas nela".
Quando a viúva é indicada (cheirotoneitai), ela não será ordenada mas ela será indicada pelo nome. ... A viúva será indicada pela palavra somente, e [então] ela será associada com as outras viúvas; não serão impostas mãos nela porque ela não oferece a oblação nem tem um ministério sagrado.
Ordenação é para o clero por causa do seu ministério, mas a viúva será indicada para oração, e oração é o dever de todos.
[Hippolytus, "The Apostolic Tradition of Hippolytus," Burton Scott Easton, translator. (Ann Arbor: Archon, 1962) 40.]

Ancião (Presbuteros)
Lembrar que durante este estudo todas estas palavras são usadas para significar a mesma coisa:
* Presbuteroh/presbutas e presbuteras/presbutidas são grego.
* Presbítero e presbítera são transliterações.
* Ancião e anciã são as traduções em português.
* Sacerdote e sacerdotisa, embora não sejam traduções corretas destas palavras, são termos Católicos Romanos.
* Pastor e pastora, igualmente traduções incorretas destas palavras,
são termos evangélicos.
Transliteração é o processo de escrever uma palavra em uma língua com letras de uma outra língua, sendo neste caso, grego com letras em português. É então trabalhada um pouco, para soar melhor em português. Entretanto, fica uma palavra não traduzida do grego.
Nas dezenove passagens do Novo Testamento onde os anciãos da igreja são mencionados, somente nas duas passagens onde mulheres (presbuteras/presbutidas) estão em paralelo com homens
(presbuteroh/presbutas) é que os tradutores bíblicos traduzem as mesmas palavras como velhos e mulheres idosas em vez de anciãos e anciãs. Se estas duas passagens tivessem sido traduzidas da mesma maneira como as outras dezessete, nós há tempo teríamos compreendido o significado para justificar o ministério das mulheres.
1. Atos 11:30 (presbuterous) anciãos
2. Atos 14:23 (presbuterous) anciãos
3. Atos 15:2 (presbuterous) anciãos
4. Atos 15:4 (presbuterohn) anciãos
5. Atos 15:6 (presbuteroi) anciãos
6. Atos 15:22 (presbuterois) anciãos
7. Atos 15:23 (presbuteroi) anciãos
8. Atos 16:4 (presbuterohn) anciãos
9. Atos 20:17 (presbuterous) anciãos
10. Atos 21:18 (presbuteroi) anciãos
11. I Tm. 5:1-2 (presbuteroh, presbuteras)
velho, mulher idosa
12. 1 Tm. 5:17 (presbuteroi) anciãos
13. I Tm. 5:19 (presbuterou) anciãos
14. Tito 1:5 (presbuterous) anciãos
15. Tito 2:2-3 (presbutas, presbutidas)
velho, mulheres idosas
16. Tiago 5:14 (presbuterous) anciãos
17. I Pedro 5:1,5 (presbuterous, sumpresbuteros, presbuterois)
anciãos, ancião com, mais velhos
18. II João 1 (presbuteros) ancião
19. III João 1 (presbuteros) ancião

Honra significa salário. João de Antioquia, chamado "Crisóstomo" (Boca Dourada) depois da sua morte, Constantinopla, Grécia, 347-408 d.C.,
compreendeu o significado de honra, embora não tenha seguido o ensino do Novo Testamento a respeito de pastoras (anciãs) chamadas viúvas. Na área dele havia muitas diaconisas famosas, mas ele falava a respeito de viúvas que receberam caridade.

(1 Tm. 5:17-18) Os anciãos que governam bem sejam tidos por dignos de duplicada honra, especialmente aqueles que labutam na palavra e na doutrina
... A "honra" da qual ele aqui fala é atenção para com eles, e o suprimento das suas necessidades, como é demonstrado quando ele acrescenta, "Não atarás a boca ao boi, quando estiver debulhando." (Dt. 25:4); e, "Digno é o
trabalhador do seu salário" (Lucas 10:7). Então quando ele diz, "Honra as viúvas," ele quer dizer, "sustentá-las" em tudo que for necessário.
[John Chrysostom, "Homilies on Timoteo," Homily XV, A Select Library of Nicene and Post-Nicene Fathers, Philip Schaff, editor. (New York: Scribner's, 1905) First Series, Vol. XIII, 460.]

A luta do bispo pelo dinheiro e poder foi o que causou o rebaixamento na Igreja Primitiva das pastoras (anciãs) chamadas viúvas para diaconisas. A seguinte citação revela um pequeno fragmento da luta que o bispo teve pelo poder de perdoar pecados e pelo dinheiro, quando as viúvas eram severamente criticadas no Manual da Igreja Primitiva A Didascalia Apostolorum, Síria ou Palestina, 200-249 d.C., por não impor as mãos em outras viúvas doentes e irmãos. Ao mesmo tempo afirmaram que impuseram as mãos naqueles em pecado ou naqueles que saíram da igreja porque contribuíram muito.

Mas tu, ó viúva, que estás sem disciplina, veja as tuas viúvas companheiras ou teus irmãos doentes, e não tenhas o cuidado de jejuar e orar pelos companheiros, e impor a mão sobre eles e visitá-los, mas se finges não ter saúde ou não ter tempo; mas para outros que estão em pecado ou já saíram da Igreja, porque eles contribuem muito, tu estás pronta e alegre para visitá-los.
[The Didascalia Apostolurum, R. Hugh Connolly, translator. (Oxford, England:
Clarendon, 1929) Chap. XV, 140.]

Tito 1:5 e 2:2-5 -
Pastoras (Presbutidas=Anciãs):
Classificação, Qualificações, e Deveres

Tito 1:
5 - Por esta causa te [Tito] deixei [Paulo] em Creta, para que pusesses em boa ordem o que ainda não o está, e que em cada cidade estabelecesses
(katastesne) anciãos (presbuterous), como já te mandei;  Tito 2:
2 - Exorta os velhos (presbutas) a que sejam temperantes, sérios, sóbrios, sãos na fé, no amor, e na constância;
3 - as mulheres idosas (presbutidas), semelhantemente, que sejam reverentes (hieroprepeis=como sacerdotissas) no seu viver, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras do bem (kalodidaskalous),
4 - para que ensinem as mulheres novas a amarem aos seus maridos e filhos,
5 - a serem moderadas, castas, operosas donas de casa, bondosas, submissas a seus maridos, para que a Palavra de Deus não seja blasfemada.
2 João 1-13 - A Senhora Eleita
Sobre 2 João 1-13 - A Senhora Eleita
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http://home.netcom.com/~cplampin/Licoes-sobre-Mulheres-Cristas/pastoras-nt-
port/08-2joao-eleita.htm>
É perfeitamente razoável pensar que a Senhora Eleita era uma senhora.
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http://home.netcom.com/~cplampin/Licoes-sobre-Mulheres-Cristas/pastoras-nt-
port/08-2joao-eleita.htm>
É perfeitamente razoável pensar que a Senhora Eleita era eleita.
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http://home.netcom.com/~cplampin/Licoes-sobre-Mulheres-Cristas/pastoras-nt-
port/08-2joao-eleita.htm>
É perfeitamente razoável pensar que a Senhora Eleita abrigava uma igreja na sua própria casa.
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http://home.netcom.com/~cplampin/Licoes-sobre-Mulheres-Cristas/pastoras-nt-
port/08-2joao-eleita.htm>
Em nossos tempos modernos os teólogos decidiram que a Senhora Eleita não foi senhora e nem eleita. Dizem que "Senhora Eleita" é uma expressão usada para uma igreja. Isso porque pensam que mulheres nunca ocuparam posições de liderança na igreja. Isto porque a história do serviço das mulheres na igreja -- não sendo considerada de importância -- ficou desconhecida para nós.

A explicação alternativa que é mais freqüentemente proposta é que "filhos" e "senhora" referem-se ao mesmo corpo de crentes. Isto é extremamente improvável, porque as duas expressões têm conotações opostas, "senhora" conota uma posição de autoridade (kuria sendo a forma feminina de kurios que significa "mestre, senhor") e "filhos" conota uma posição de dependência e subordinação. Se um escritor magistral como João tivesse optado por se valer da redundância (v. 1), de qualquer maneira ele não a teria usado de maneira tão confusa. Também, "filho" é no Antigo e Novo Testamentos usado como metáfora para povo de Deus, mas "senhora" nunca é usada desta maneira.
[Judy L. Brown. Women Ministers According to Scripture. Distributed by Judy L. Brown, 3000 North Grant, Springfield, MO 65803. Printed by Morris
Publishing, 32312 E. Hwy 30, Kearney, NE 68847, 1-800-650-7888, 174.]

Cada item é explicada em detalhe usando passagens biblical e citações históricas.

Devemos notar a attitude do presbítero João para com uma igreja liderada por uma mulher:

"Tenho muito que lhes escrever mas não é meu propósito faze-lo com papel e tinta. Em vez disto, espero visitá-los e falar com vocês face a face, para que nossa alegria seja completa." (2 João 12)

Carolyn Goodman Plampin
Baptist Women in Ministry - Resources
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Christian Women in Ministrhy
Lessons on Christian Women
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http://home.netcom.com/~cplampin
Lições sobre Mulheres Cristãs
Controversia na CBS

Por InfoBatista, en: General