.

Publicado el November 23rd, 2008, 7:59

Confúcio, Jesus e a reciprocidade

Perguntaram a Confúcio, o sábio chinês nascido no século VI a.C., se existia uma palavra que pudesse servir de norma de ação para a vida inteira. Ele respondeu que era a palavra reciprocidade. Seu ensino fundamental consistia no seguinte enunciado: "O que não desejas para ti mesmo, isso também não o faças aos outros". Embora sábia, esta palavra está numa perspectiva negativa.

Quase meio milênio depois Jesus Cristo nos ensina, de uma maneira positiva, a regra áurea da reciprocidade: "Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles; porque esta é a lei e os profetas" (Mt 7.12).

Para Cristo, o resumo da revelação de Deus consiste em fazer aos outros aquilo que desejamos que seja feito a nós mesmos. E o que mais queremos que os outros nos façam é, obviamente, o bem, é sermos tratado com amor, justiça, misericórdia, retidão, dignidade.

Uma igreja constituída de pessoas verdadeiramente seguidoras de Jesus é marcada pela reciprocidade de seus membros, entre os diversos grupos, inclusive adolescentes e idosos que, conscientes e animados pela comunhão em Cristo, vivem coerentemente os ensinos do evangelho.

Certamente é quase impossível encontrar uma igreja que viva plenamente este princípio evangélico, entretanto, a busca de sua prática verdadeira permanece como um desafio bíblico para todos os cristãos em todas as épocas.

Segundo o ensino de Jesus a reciprocidade não é um sentimento, mas uma ação e ação afirmativa. Diferentemente de Confúcio, que estimula a não ação maldosa e perversa, Jesus Cristo nos ensina e desafia a um viver proativo, de altruísmo e generosidade em favor do outro. Esta ação vai certamente redundar nas mesmas bênçãos para nós que, encadeadas pelo princípio da reciprocidade, só vão gerar mais bem-estar e vida comunitária feliz. 

Reciprocidade evangélica entre as diversas gerações é o desejo de Cristo e a ênfase deste ano de nossas igrejas batistas no Brasil.

Clemir Fernandes

Por InfoBatista, en: General